Skip to content

Barrichelo e a mania brasileira pela (pseudo) vitória

01/03/2010
tags:

Para evitar as aranhas que estão cismando em construir seus ninhos aqui, aí vai um textinho que foge ao tema do blog.

Mania idiota de alguns brasileiros. Mania de sempre querer vencer, de querer sempre ser o melhor em tudo! Não basta que o Barrichelo seja um dos melhores pilotos do mundo, querem que ele esteja sempre com o caneco na mão! Ele sempre teve que pilotar na sombra dos melhores, Schumacher  e Senna. Não nos basta elogiar os gênios, temos que ridicularizar aqueles que ainda são bons, mas não o suficiente para o nosso gosto desmedido por vitória.

Esta obsessão nos demonstra que não gostamos de esportes, gostamos é da vitória. A competição em si é desvalorizada, o treinamento intenso e desgastante não é apreciado, gostamos mesmo é de estar no topo. Termos como “vergonha nacional” são vulgarizados quando fazemos uso para ilustrar a derrota de alguns esportistas. Orgulho é vencer, o resto não nos importa. Sentimo-nos honrados quando vemos que algum desconhecido venceu os melhores do mundo. E humilhados quando alguma expectativa não é alcançada do modo que queríamos.

Foi assim nas olimpíadas de 2000 quando não trouxemos medalhas de ouro para o Brasil. Logramos 12 medalhas no total, sendo seis de prata e seis de bronze. Certamente trocaríamos todas por um lugar central no pódio. Daiane dos Santos sofreu de mal parecido. Danielle Hipólyto, Rubens Barrichelo, e muitos outros também entendem do que estou falando.

Ridicularizar aquele que não venceu é o que se faz quando não nos sentimos contemplados. O humor destrutivo parece barrar o sentimento de derrota e nos faz sentir bem. Achamos que temos o direito de exprimir com palavras corrosivas, depreciativas e irônicas o insucesso daquele que treinou arduamente. Podemos rir de tudo e de todos. Não há limites para aquilo que pode ser criticado. O nosso esvaziamento de valores nos permite que façamos de tudo, que possamos nos divertir com tudo. A regra é uma só: tudo vale naquilo que me faz rir.

Anúncios
One Comment leave one →
  1. 12/04/2010 14:48

    Eu realmente nunca entendi as piadas com o Barrichello. Ele é “zuado” só porque nunca fica em primeiro lugar? parece que o povo não ta nem aí para os títulos que ele tem como vice-campeão.
    E eu ainda lembro da época em que todo mundo considerava o Felipe Massa como ídolo! PQP, ele nunca vencia nada e mesmo assim a mídia puxava um saco enorme dele e desvalorizava o Rubinho.

    Como disse um anônimo em uma comunidade do orkut:

    Acaba a gasolina da Ferrari do Rubinho = Piada da semana (Casseta & Planeta Especial)
    Esquecem a mangueira no carro do Massa = “Ferrari filha da puta!!”

    Abraços.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: